PALESTRANTES

Luciano Buchmann

Possui graduação em bacharelado em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1991), especialização em Fundamentos Estéticos do Ensino da Arte pela FAP(2000) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Atualmente atua no magistério público do ensino superior da Faculdade de Artes do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da arte, formação docente continuada, pesquisa em artes e ensino da arte, literatura para crianças e interação escola e museu

Sérgio Moura

Artista Amazonense radicado no Paraná com trabalhos desenvolvidos em desenho, pintura, escultura, artes gráficas, fotografia, serigrafia, instalação, happenings, ações coletivas, educação e pesquisa. Graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1982) e Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP (2008). Foi o criador e coordenador do ARTSHOW, acontecimento multimídia que reuniu artistas e produtores culturais durante uma semana desenhando, pintando, serigrafando, fotografando, filmando, projetando imagens, declamando, entrevistando, cantando e dançando, produzindo interferências estéticas e mostrando seus trabalhos junto à população de transeuntes na Galeria Júlio Moreira – TUC, em Curitiba, 1978.


Fernando Ribeiro

Artista da performance e curador. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002) e especialista em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal do Paraná (2010). Possui o seu trabalho teórico e prático sobre a performance calcado na questão da ação.
Participou em diversos eventos, festivais e exposições, entre eles o MIP – Manifestação Internacional de Performance – Belo Horizonte, 2003; O Corpo na Cidade: performance em Curitiba, 2009; Trampolim – Vitória, 2011; Performa Paço – São Paulo, 2011; 1º Itajaí Arte e Mídia – Itajaí, 2011; Direct Action 2011, Berlim, Hannover e Londres, 2011; Urbe-Brote Urbano – Buenos Aires, 2011; Defibrillator Performance Art Gallery – Chicago, 2012; Mobius, Inc – Boston, 2012; Grace Exhibition Space – Nova Iorque, 2012; 4to Encuentro de Acción en Vivo y Diferido – Bogotá, 2012.

Ricardo Corona

Ricardo Corona é mestre em Estudos Literários (UFPR) e atua nos seguintes campos: poesia contemporânea brasileira e hispano-americana, estudos de relação entre as áreas artísticas (performance, poesia sonora, artes visuais), tradução, linguagem e cultura. É autor dos livros Curare (2011), Amphibia (2009), Corpo sutil (2005), Tortografia, com Eliana Borges (2003) e Cinemaginário (1999). Seu último livro Curare, foi finalista do prêmio jabuti na categoria poesia.


Laura Miranda

Graduada no curso de pintura em 1981 e pós-graduada em História da Arte do Século XX em 1999 pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. No período de 1998 a 2000 é contratada por esta instituição como professora na área de expressão bidimencional. Sua formação inclui também a dança (Nikolais/Louis Foundation for Dance) com Rocio Infante e educação somática (Alexander Technique) com Joel Kendall. De 1989 a 1994 integrou a Tempo Companhia de Dança como performer, coreógrafa e cenógrafa.
Atualmente vem pesquisando e produzindo trabalhos na área do desenho, fotografia, vídeo e performance e escultura, participando de importantes salões, mostras e eventos em todo o país, recebendo várias premiações. Em toda a sua trajetória teve como enfoque o corpo sob diferentes pesquisas teóricas buscando a integridade da experiência estética.